Embaixada de Portugal
Home English Portugal Korean Sitemap
Ministerio dos Negocios Estrangeiros
AICEP
Instituto Camoes
Mensagem Embaixador Home >Embaixada >Mensagem Embaixador

EmbaixadorSeja bem-vindo(a) à página internet da Embaixada de Portugal na República da Coreia!

A página da Embaixada destina-se a fornecer informações úteis a todos aqueles que - coreanos e não coreanos, a residir ou de visita à Coreia - desejam saber mais sobre Portugal e as relações luso-coreanas, seja para fazer negócios ou turismo, seja para trabalhar ou para estudar. A página internet tem também como objectivo dar informações práticas aos cidadãos portugueses que desejam visitar a Coreia.

Portugal e a República da Coreia estabeleceram relações diplomáticas em Abril de 1961. A Embaixada de Portugal em Seul abriu as suas portas em Junho de 1988. Todavia, as relações entre os dois países datam de há mais de quatro séculos, com numerosas referências à Coreia registadas não só na cartografia portuguesa do tempo mas também em textos escritos, especialmente os produzidos pelos padres jesuítas portugueses. De acordo com referências e relatos de fontes portuguesas e coreanas, os primeiros portugueses a chegarem à Coreia terão desembarcado no país entre meados do século XVI e princípios do século XVII, cabendo-lhes assim apresentá-la ao mundo ocidental: o primeiro europeu na Coreia terá sido um mercador português de nome João Mendes, em 1604, e no mapa do cartógrafo português Manuel Godinho (1615) o mar a Leste da Península Coreana é designado “Mar Coria”.

Em 2011, os dois países comemoraram o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas. É função da Embaixada continuar a promover um cada vez melhor conhecimento e cooperação, para o que conta com a interação de todos os que por qualquer razão da sua vida pessoal e/ou profissional entram em contacto com a realidade do relacionamento luso-sul-coreano.

São evidentemente bem-vindas as sugestões para melhorar a página internet da Embaixada.

António Quinteiro Nobre
Embaixador de Portugal na República da Coreia