Embaixada de Portugal
Home English Portugal Korean Sitemap
Ministerio dos Negocios Estrangeiros
AICEP
Instituto Camoes
Língua e Cultura Home >Portugal >Língua e Cultura
A língua portuguesa constitui o legado mais duradouro do intercâmbio entre diferentes regiões, povos e culturas à volta do mundo, em que os portugueses foram pioneiros desde o século XV.

A língua portuguesa é hoje falada por cerca de 200 milhões de pessoas espalhadas pea Europa, as Américas, a África, a Ásia e a Oceânia.

O português é a 6ª língua mais falada no mundo como língua materna e é a 3ª língua europeia mais internacional.

Em todas as antigas possessões portuguesas (incluindo Macau) o português tem o estatuto de língua oficial.

A língua portuguesa é também, juntamente com o espanhol, e com a excepção do inglês, a que tem registado um crescimento mais rápido em todo o mundo: estima-se que em 2050 cerca de 335 milhões de pessoas falarão português.

É língua oficial ou de trabalho num número importante de organizações internacionais tais como a União Europeia, o Mercosul, a Organização dos Estados Americanos, a Comunidade dos Países Ibero-Americanos, a União Africana (língua de trabalho) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (conhecida pelo seu acrónimo em português, CPLP).

É igualmente falada por comunidades relativamente numerosas de emigrantes portugueses na Europa, nas Américas, em África e na Austrália.

A par da língua portuguesa, as explorações e a presença portuguesas deixaram marcas únicas em África e no Médio Oriente, nas Américas e na Ásia: desde fortalezas a danças folclóricas, desde receitas culinárias à arquitectura civil e aos padrões de desenvolvimento urbano (ao contrário da maior parte das cidades fundadas pelos espanhóis, os portugueses construíram a maior parte das suas cidades viradas para o mar). Muitos outros exemplos poderiam ser citados, é claro.

Por último, mas não menos importante, a cultura e a música portuguesas foram por seu turno profundamente influenciadas pelas explorações e pelos contactos com os povos e as culturas de além mar. Apenas para nomear um exemplo particularmente expressivo, o Fado – a canção nacional – mistura elementos de origem mediterrânica, africana e árabe que juntos contribuem para lhe dar o seu carácter único, nostálgico, enfeitiçador e sensual. Lisboa e os seus arredores impressionam os visitantes estrangeiros pelo seu encanto cosmopolita, na encruzilhada entre a Europa, a África e as Américas.
  • Ligações úteis:
  • Comunidade dos Países de Língua Portuguesa / Community of Portuguese Speaking Countries 
     www.cplp.org
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior / Ministry of Science and Technology and Higher Education  www.mctes.pt